Notícias /

05 Sinais Que Você Precisa Pensar no Valor da Sua Aposentadoria 

05 Sinais Que Você Precisa Pensar no Valor da Sua Aposentadoria 

05 Sinais Que Você Precisa Pensar no Valor da Sua Aposentadoria

Quanto mais cedo você pensar e planejar a sua aposentadoria, maior será o seu ganho financeiro. 

É preciso se informar sobre as aposentadorias existentes e traçar um plano para que tenha a melhor aposentadoria possível. 

Quanto mais cedo o plano for traçado, maior será o ganho do Trabalhador. 

O principal erro de um profissional é buscar informações sobre sua aposentadoria às vésperas de se aposentar ou depois que já completou os requisitos necessários. 

Nesse momento, ele percebe que poderia ter tomado decisões no passado que teriam impacto no valor do seu benefício. 

Na sequência, você irá ler:

  1. Você Conhece os Tipos de Aposentadoria e Quais Requisitos Para a Concessão de Cada Uma?
  2. Como Escolher o Melhor Tipo de Aposentadoria?
  3. Você Sabe Quanto Você Irá Receber Quando Se Aposentar? Ou Quanto Você Precisará Receber Quando Se Aposentar?
  4. Você Sabe Com Qual Idade Você Já Terá Direito a Se Aposentar?
  5. Você Sabe o Que é Preciso Fazer Para Que Consiga a Melhor Aposentadoria Possível?

Assim, seguem os 05 sinais de que você precisa pensar no valor da sua aposentadoria!

1.Você conhece os tipos de aposentadoria e quais requisitos para a concessão de cada uma (tempo de contribuição, idade mínima e cálculo do valor)?

O Regime Geral de Previdência Social oferece os seguintes tipos de aposentadoria para os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social (INSS). 

O tempo de contribuição, a idade e outros requisitos exigidos para receber o benefício variam de acordo com cada modalidade.

Assim, temos: 

  • Aposentadoria por Invalidez: incapacidade permanente e total para exercício de atividade que garanta a subsistência do segurado, qualidade de segurado e carência de 12 contribuições mensais.
  • Aposentadoria por Idade Urbana: 65 anos de idade, se homem e 60 anos, se mulher e carência de 180 contribuições mensais (15 anos);
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição: 35 anos de tempo de contribuição, se homem e 30 anos, se mulher.
  • Aposentadoria Especial: ter trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos em condições prejudiciais à saúde e à integridade física.

2.Como Escolher o Melhor Tipo de Aposentadoria?

É preciso avaliar qual aposentadoria será mais vantajosa, pois uma pessoa pode, na mesma época, ter cumprido os requisitos para a concessão de uma aposentadoria por invalidez e uma aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo. 

E será preciso avaliar qual delas oferece um maior ganho financeiro.

Um segurado que hoje tenha completado 35 anos de tempo de contribuição e acabou de ficar incapacitado total e permanente para o trabalho poderá escolher entre a aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por invalidez, por exemplo. 

Mas para que faça a melhor escolha, é preciso avaliar as vantagens e os contras de cada tipo de aposentadoria.

3.Você Sabe Quanto Você Irá Receber Quando Se Aposentar? Ou Quanto Você Precisará Receber Quando Se Aposentar?

O valor da sua aposentadoria vai depender de vários fatores: a sua idade, o seu tempo de contribuição, os valores que foram recolhidos para a Previdência Social e o tipo de aposentadoria que você terá direito.

Através do estudo do seu planejamento previdenciário é possível apurar o valor aproximado da sua a aposentadoria no futuro. 

E quanto ao valor que você precisará receber vai depender de uma análise das suas necessidades financeiras e profissional, além dos seus sonhos e planos para o futuro.

4.Você Sabe Com Qual Idade Você Já Terá Direito a Se Aposentar?

A idade que cada um irá se aposentar dependerá do seu tempo de contribuição. 

Se o segurado iniciou a sua vida profissional mais jovem e sempre contribuiu para a Previdência, ele terá direito a se aposentar com menos idade do que o segurado que começou a contribuir mais tarde.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o valor da aposentadoria que o segurado irá receber caso se aposente mais novo. 

É que no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição há a aplicação do fator previdenciário, uma fórmula que leva em consideração o tempo de contribuição e a idade do segurado, implicando em diminuição do benefício para aqueles que se aposentam mais cedo.

Diante disso é preciso avaliar o momento certo para se aposentar com o melhor valor possível.

5.Você Sabe o Que é Preciso Fazer Para Que Consiga a Melhor Aposentadoria Possível?

A melhor opção é planejar a sua aposentadoria. 

Através do planejamento é possível calcular o valor da aposentadoria e a idade que irá completar os requisitos necessários. 

O cálculo pode ser feito sobre duas bases: primeiro, sobre quanto o trabalhador contribui no presente para que se descubra quanto poderia receber no futuro; segundo, sobre quanto gostaria de receber no futuro para que efetue as contribuições no presente.

Leia também: Aposentadoria Por Idade Em 2023 Guia Completo

Patrícia Salomão
OAB/MG n. 81.113
Especialista em Direito Previdenciário e sócia proprietária do Escritório Patrícia Salomão Advocacia desde 2003. Já são mais de 20 anos auxiliando milhares de trabalhadores na concessão das suas aposentadorias. Além disso, Patrícia é cridadora de conteúdo digital e professora de Direito Previdenciário

Siga nossas redes sociais:

Compartilhar: